O carisma de Madre Clélia tem sua origem no próprio Coração da Igreja que é o Coração de Cristo!

CARISMA CLELIANO

Ardor de Fé, Caridade e Amor

Madre Clélia era uma mulher de largos horizontes, determinada nas escolhas, decidida a prosseguir seus objetivos, generosa na resposta ao chamado de Deus para fundar uma Congregação dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.
Sua confiança inabalável no Sagrado Coração de Jesus ajudaram-na a superar as provas, os sofrimentos e os desafios que a ameaçavam, sem ceder ao desânimo.
Esse relacionamento de amor com Cristo tornou-se fonte secreta de todas as suas escolhas, vividas na fidelidade à Igreja e ao Instituto.
A exemplo de Madre Clélia para aprofundar-se na espiritualidade, precisamos repousar no coração do Senhor, seguir o conselho de Jesus que nos diz: “Vinde a mim vós todos que estais cansados e eu vos aliviarei”.
Suas filhas se empenham para interiorizar e tornar vivo, específico e atual o carisma de Madre Clélia, procurando refletir e propagar a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, tornando-se:

Toda Apóstola é chamada a seguir as pegadas de Cristo, conforme o exemplo dos Apóstolos, testemunhas da redenção de Cristo. Espalhados pelo mundo, animados unicamente pelo desejo de tornar Jesus conhecido e amado, tendo no coração vivamente impressa a imagem Dele.

Ser apóstola do Amor é estar disposta a testemunhar o Mestre, sempre e em toda parte, com a palavra e com a vida. É chamada a viver intensamente a experiência de amor no Coração de Cristo, através de uma vida de união com Ele e em conformidade com seu Evangelho.

A reparação é uma característica inconfundível no caminho espiritual de Madre Clélia, conforme as exigências da Igreja; e expressão do seu grande amor a Deus e aos irmaos e se conjuga perfeitamente com sua vida de consagração e missão. A Apóstola conserva sua vitalidade inalterável somente tornando-se herdeira do ardente amor apaixonado pela humanidade que arde no Coração de Cristo. A Apóstola responde aos sofrimentos da humanidade feridos pelos males do mundo. “Se uma parte sofre, todas as partes sofrem com ela …” (1 Cor 12,26).

DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

“Aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração”.

(Mt 11,29)

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus floresceu na igreja durante o tempo de Madre Clélia. Com esse amor pelo Coração de Cristo, Clelia fez Jesus o Rei e o centro de seu coração. Como os primeiros apóstolos, ela queria expressar em sua própria vida e em seu apostolado, a fé profunda e o amor por Jesus que a inflamou e a atraiu para amá-lo até a cruz.
Várias práticas que fazem parte da Devoção ao Sagrado Coração de Jesus incluem: Primeira sexta-feira, Entronização do Sagrado Coração e as 12 Promessas do Sagrado Coração.

Primeira Sexta-Feira

Nove sextas-feiras consecutivas em reparação ao Sagrado Coração de Jesus

Nosso Senhor apareceu a Santa Margarida Maria Alocoque (1647-1690), uma freira francesa da Ordem de Visitação, e deu-lhe a tarefa de espalhar devoção ao Seu Sagrado Coração.
Jesus pediu orações e práticas especiais para corrigir (reparar) a negligência com a devida reverência a Deus. Para aqueles que fizeram isso fielmente, Ele prometeu: que dará a graça da penitência final a todos aqueles que recebem a comunhão nas nove primeiras primeiras sextas-feiras do mês; eles não morrerão sem a sua graça, ou sem ter recebido os sacramentos. Seu Coração Divino será seu refúgio seguro nos últimos momentos de sua vida “.

Entronização do Sagrado Coração

Jesus prometeu a Santa Margarida Maria Alacoque que “abençoará a casa em que a imagem do meu Sagrado Coração será exposta e honrada”. Quando a imagem do Sagrado Coração de Jesus é entronizada em um lugar proeminente na casa, ela significa que Jesus é o rei da família e o centro e a fonte do amor para todos. A imagem nos lembra que Jesus está entre nós e conosco. As famílias são encorajadas a expôr e honrar uma imagem do Sagrado Coração de Jesus em suas casas e a compartilhar o amor do Coração de Jesus com todos aqueles com quem eles entram em contato.

12 promessas do Sagrado Coração de Jesus

Reveladas à Santa Margarida Maria Alacoque

  1. Eu lhes darei todas as graças necessárias em seu estado de vida.
  2. Eu estabelecerei a paz em suas casas.
  3. Eu os consolarei em todas as suas aflições.
  4. Eu serei seu refúgio seguro durante a vida, e acima de tudo, na morte.
  5. Vou conceder abundantes bênçãos a todos os seus compromissos.
  6. Os pecadores encontrarão em meu coração a fonte e o oceano infinito da misericórdia.
  7. As almas tranquilas tornar-se-ão fervorosas.
  8. As almas fervorosas alcançarão a perfeição.
  9. Abençoarei todos os lugares em que uma imagem do meu Coração é exposta e honrada.
  10. Eu darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos.
  11. Aqueles que promovem essa devoção terão seus nomes escritos em meu coração.
  12. Eu prometo a você na misericórdia excessiva do meu Coração que meu amor todo poderoso concederá a todos aqueles que receberem a Santa Comunhão nas primeiras sextas-feiras em nove meses consecutivos a graça da perseverança final; eles não devem morrer na desgraça, nem sem receber os sacramentos. Meu Coração Divino será o seu refúgio seguro neste último momento.